Minha foto
Engenheiro Agrônomo, Prefeito de São Vicente (PSB), Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.





A edificação invisível.
Tércio Garcia*




“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”
Cora Coralina

Qual seria a maior de todas as obras de um governo?
Adoro visitar as nossas obras. São importantes para o desenvolvimento da sociedade, transmitem e dão a dimensão do dinamismo de um governo, agregam qualidade de vida ao dia-a-dia da população e nos asseguram, e asseguram aos nossos eleitores, que estamos cumprindo a nossa função.
Alegra-me perceber o movimento habitacional que se desenvolveu em São Vicente e que construiu entre 2005 e 2008, mil e novecentas casas e que tem hoje outras duas mil em construção. Ou passar pela Av. Angelina Pretti, primeira obra do governo.
Alegra-me também implantar a tão sonhada urbanização da Praia do Itararé e construir o primeiro teatro da primeira cidade do Brasil.
Ter assistido da janela do meu gabinete a construção do primeiro grande shopping Center de São Vicente ou caminhar pelas ruas do Jardim Rio Branco entre tubos, guias e sarjetas prontas para receber o asfalto ou implantar centros esportivos como o Centro Náutico, na Esplanada dos Barreiros, Dr. Luiz Gonzaga, na área continental, Robinho, no centro da cidade ou Carlinhos Furacão, no Jardim Guassú só podem satisfazer a um homem público.
Tantas outras grandes e pequenas obras de cimento, pedra e aço poderiam ser aqui enumeradas e indicadas na resposta que abriu este artigo, no entanto não posso enxergar nenhuma edificação nem ao menos próxima da relevância da construção de um ser humano.
Talvez minha formação tenha me ensinado que não se colhe nada que não foi plantado, talvez eu tenha aprendido nas leituras da obra de Cora Coralina, não sei. Mas tenho claro, como homem publico, que da boa semente depende a farta colheita.
Nos dias de hoje, sem sombra de dúvidas, cabe também aos governos a construção social, edificação invisível que precede em importância as obras que podemos enxergar.
Os programas sociais, estas mega-obras silenciosas, Têm o verdadeiro poder da transformação e inovação da sociedade e se constituem na mais importante de todas as obras de um governo.
Quando meninos e meninas quase sem perspectivas ou oportunidades, se ligam a um programa como o “Viva Música”, operado nas unidades do CER - Centro Educacional e Recreativo e conseguem, a partir da leitura de uma partitura musical, executar uma obra de Heitor Vila Lobos, os horizontes da sociedade se transformam.
Quando meninos e meninas quase sem perspectivas ou oportunidades, se ligam a um programa como o Pró-Jovem, operado em parceria com o governo federal e a sociedade civil e conseguem retomar seus estudos e obter seus diplomas, os horizontes da sociedade se transformam.
Quando jovens pautam seus destinos pelos valores plantados a partir de ações como o “Projeto Jepom”, escolinhas de esporte, “Tubo de Ensaio” ou “Tripulantes do Futuro”, os horizontes da sociedade se transformam.
Valores são bens eternos, boas sementes nos campos da sociedade, ninguém nunca os roubará ou os ocultará. Os valores são nossos tijolos na maior de todas as obras do governo: A construção de seres humanos para uma sociedade melhor.









*Tércio Garcia é engenheiro agrônomo, prefeito de São Vicente, e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

0 Comments:

Post a Comment