Minha foto
Engenheiro Agrônomo, Prefeito de São Vicente (PSB), Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

Educação, o início da transformação
Tércio Garcia*
Embora se trave uma grande discussão a respeito das vantagens e desvantagens do paternalismo dos diversos programas sociais do governo, é inegável que uma grande parcela de brasileiros que vivia abaixo das condições mínimas de dignidade conseguiu ascender a um padrão mais digno e, portanto conseguirá gerar uma sucessão familiar mais qualificada.
Sentimos efetivamente um clima de crescimento civil, crescimento cidadão. É como se estivéssemos saindo de um período de pré-formação, um período de estágio e finalmente estivéssemos formando um país cidadão. É este crescimento que nos faz acreditar em uma pátria muito melhor, e toda esta transformação deve ter somente uma origem: A Educação.
Todos os países que cresceram priorizaram a educação do seu povo. Não será diferente no Brasil. A forte demonstração de amadurecimento que se constata nas ruas de qualquer cidade brasileira, seja grande ou pequena, seja pobre ou rica, tem relação direta com as ações de governo, em todos os níveis, que priorizam o ensino inclusivo e de qualidade.
É preciso ter paciência, demanda no mínimo uma geração, dezoito ou vinte anos, para que os resultados comecem a aparecer, mas são sempre importantes e principalmente irreversíveis.
Um povo instruído exige mais de si mesmo em todos os sentidos. Quer deixar um mundo melhor para os seus filhos, exige muito mais da classe política porque soube escolher com mais consciência e conseqüentemente elegeu com mais qualidade.
Começamos a transformar o Brasil quando decidimos que a escola pública deveria ser inclusiva, “Nenhuma criança fora da escola”. Depois, obrigatoriedade constitucional de investimento de um quarto dos orçamentos municipais na educação. Agora, IDEB e ENEM, clara preocupação com a qualidade do ensino.
Vivemos em um país que tende a melhorar muito a partir das suas opções. Optar pelo crescimento da educação é acertado e seguro. Acelerar este crescimento deve ser o próximo passo.
É imprescindível qualificar a educação melhorando a remuneração dos professores, melhorando o espaço físico das escolas, proporcionando condições para que todo professor tenha nível superior, todos os diretores de escola sejam pós-graduados em gestão escolar e todas as salas de aula contem com dispositivos de multimídia.
É fundamental que este conjunto de melhorias esteja acompanhado dos olhos sensíveis da família, item insubstituível na formação de um ser humano.
O caminho ainda é longo e o objetivo distante, mas é possível chegar. Os primeiros sinais já começam a aparecer. É preciso coragem para firmar o pé na estrada e seguir. As conseqüências de produzir-se um povo mais preparado, com massa crítica apurada, só podem ser positivas em todos os níveis, é só apostar na mudança e esperar para ver.

*Tércio Garcia é engenheiro agrônomo, prefeito de São Vicente e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

0 Comments:

Post a Comment