Minha foto
Engenheiro Agrônomo, Prefeito de São Vicente (PSB), Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

Segurança, Tecnologia e Família.
Tercio Garcia*


“Observa o teu culto a família e cumpre teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens.”
Pitágoras


Há anos atrás, quando se iniciou a instalação de câmeras de vigilância e monitoramento no Brasil, experiência já plenamente difundida em países desenvolvidos, escrevi um artigo ao qual dei o nome de “Os Olhos de Deus”. Na época comparava a presença amplificada do avanço tecnológico nas cidades com a antiga frase das nossas avós: “Deus está vendo o que você faz”, que se referia à onipresença Divina como regulador dos desvios sociais.
Havia, naquele momento a segurança de que a chegada do aparato tecnológico podia devolver a sociedade uma razoável estabilidade promovida pela sensação de controle onipresente da policia.
Os anos se passaram e a prática mostrou que nem sempre a sociedade se comporta como a lógica cartesiana determina.
Na última década os índices de violência em São Vicente despencaram em uma seqüência somente interrompida pela onda de violência, ainda não explicada, que se iniciou em 2009. E ainda assola a região.
Ainda assim, mantendo a coerência, os jornais publicaram recentemente os índices comparativos dos homicídios em toda a região, comparando os números dos três primeiros meses de 2009 e 2010, mais uma vez São Vicente aparece com decréscimo no número de mortes.
São Vicente, foi uma das últimas cidades a implantar o monitoramento por câmeras, ainda hoje, com menor número de equipamentos em funcionamento e curiosamente, detém índices razoáveis de violência, conseguindo manter os números em meio a uma reconhecida onda de violência.
Talvez os fatos se expliquem pela assumida priorização governamental da área social com todos os seus desdobramentos, como esporte social, educação inclusiva, investimentos em saúde na proporção do dobro da exigência constitucional, e um programa de habitação popular como a cidade nunca viu.
Talvez se expliquem pela dedicação e inteligência com que atua a Policia Militar nas suas ações de prevenção e combate ao crime, ou ainda a dedicação com que a policia judiciária produz as investigações apesar do nítido efetivo insuficiente.
Quero crer que na verdade tudo se explica pela ação de todo o conjunto e ainda por mais um elemento: A presença resistente dos olhos de Deus.
Revendo o conceito expresso no artigo de tantos anos atrás, concluo que nada substitui a família. Nada é mais eficaz na formação do ser humano para a sociedade do que uma avó ou uma mãe. Por que não um avô ou um pai convencendo uma criança de que “Deus está vendo”? Não há câmeras que possam substituir este momento da formação social.
Sem pretender diminuir a importância dos avanços tecnológicos, pois tenho absoluta consciência do seu valor inclusive para a manutenção da vida no planeta, sinto também que neste sentido a tecnologia perdeu. O homem ainda precisa muito mais de atenção e carinho familiar do que de Megabytes e Megapixels.





*Tercio Garcia é Engenheiro Agrônomo, Prefeito de São Vicente e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

1 Comment:

  1. Unknown said...
    Infelizmente hoje em dia as pessoas estão perdendo os valores de familia e amizade. Perde-se horas em frente um micro, namorando virtualmente, vigiando a vida dos outros... se soubessem o quanto podem aprender com uma boa conversa com seus avós e pais. Sim eu ainda acredito que "Deus está vendo".

Post a Comment